quarta-feira, 10 de abril de 2013

Técnico em manutenção ou técnico em formatação? Qual deles você prefere?




Em meu dia-a-dia sempre me deparo com pessoas que potencialmente podem se tornar meus clientes.

Obviamente, antes de começar o diagnóstico, deixo as informações claras ao clientes sobre o que será feito, como será feito, o tempo aproximado para conclusão do trabalho e o valores envolvidos.

Já não me admira quando algum potencial cliente "esperto" me dá a solução do problema, como num passe de mágica: "acho que vai ter que formatar né". A maioria das pessoas mal sabe o que é formatar, mas de tanto ouvirem os "técnicos em formatação" darem somente essa solução para os problemas já cospem essa palavra antes mesmo de pensarem.

Como diria o meu velho professor do curso técnico em hardware (e isso há uns 10 anos atrás hein): "Já não se fazem técnicos como antigamente". Os "técnicos em formatação" veem um atalho para ganhar seus trocados de maneira fácil, muitos nem perdem tempo de pelo menos examinar o sistema mais a fundo. Já vão com aquele pensamento de que "se demorar muito eu nem vou perder tempo, já trago pra formatar". Isso sem contar daqueles que "formatam" o HD do cliente, levando junto suas preciosas fotos das viagens, seus documentos de trabalho, petições, requerimentos, etc.

Em um de meus últimos atendimentos, trabalhei duro. Foram 8 horas de trabalho em um dia, e para terminar de realizar os procedimentos necessários no dia seguinte foram mais 3 horas. E, pasmem, sem precisar formatar o computador!!!

Agora façam as contas. Multipliquem o total das horas por R$50 e vejam o valor. Será que um "técnico em formatação" cobraria esse valor? Acho que não. Já um técnico em manutenção...

Fonte: Claudio R. E. Boaventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário